Close

Blog

Bem vindo à era das experiências

Eu não sei se você já percebeu, mas o preço de forma isolada já não é o único critério que nós, enquanto consumidores, consideramos no momento de uma compra.

Isso acontece porque ao longo do tempo, o consumidor vem mudando o seu padrão de consumo e entende que existem outros aspectos a serem considerados no momento de uma compra que são tão importantes quanto o produto ou serviço que a empresa oferece.

Basta pensar na sua própria experiência como cliente: você já deixou de comprar um produto ou contratar um serviço porque a experiência com a marca não foi legal? Já deixou de frequentar determinado local porque foi mal atendido antes mesmo de chegar lá? Em uma compra online, já desistiu de comprar porque o site era lento, difícil de navegar ou exigia informações de mais?

Pensando nessas situações, podemos falar que estamos vivendo na Era das Experiências.

Na Era das Experiências, a dinâmica pura e simples do produzir e vender já não é mais suficiente, já que é necessário muito mais para que um cliente volte a fazer negócios com uma empresa e quem sabe, recomendá-la para outras pessoas.

O atual consumidor, muito mais conectado e disposto a defender seus próprios valores ao fazer negócios com uma marca, tem exigido muito mais das empresas que por sua vez, precisam se desdobrar para criar conexões durante a jornada de compra para só então, conquistar a preferência dele.

Em contrapartida, as empresas que oferecem experiências personalizadas, que enxergam o consumidor além do número que ele representa, que o consideram enquanto indivíduo, que o valorizam além do momento da venda, que se preocupam com todos os pontos de contato e com as diferentes etapas da sua jornada de compra, normalmente saem na frente, pois têm total consciência de que o custo para reverter uma má impressão é bem mais alto do que o custo de gerar uma primeira impressão positiva.

Sendo assim, é fundamental que as empresas que desejam conquistar a preferência dos seus consumidores considerem a área de experiência do cliente como uma área estratégica para o seu negócio..
Gostou do conteúdo? Aproveita e comenta aqui o que você achou.

Um grande abraço e até o próximo post!

Blog